Gestão de pessoas

Gestão de pessoas

O desempenho das organizações está, mais do que nunca, em pauta. Neste sentido, é cada vez mais claro que o sucesso de planos e estratégias depende de pessoas comprometidas com a missão e os objetivos das organizações, assim como do desenvolvimento de uma série de competências para que as pessoas estejam à altura de assumir desafios. Isso faz com que uma das prioridades de uma política de recursos humanos seja definir as áreas de desenvolvimento para seus membros, como forma de potencializar a capacidade ação e proposição das organizações.

A Coagro, em sua política de Gestão de Pessoas, reconhece o capital humano como seu grande diferencial. São as pessoas que geram e fortalecem a inovação, que produzem, tomam decisões e lideram os negócios da Cooperativa.

A Gestão de Pessoas passa por três estágios na organização:

  • a) Recrutar e Selecionar,
  • b) Desenvolver e
  • c) Manter pessoas.

Cada estágio é composto de processos específicos e integrados, propiciando o crescimento profissional dos colaboradores e criando um ambiente favorável ao desempenho da função e do trabalho em equipe.

Recrutar e Selecionar

Esta etapa visa atrair novos profissionais que atendam às características de desempenho requeridas para cada cargo e à natureza de desenvolvimento contínuo da Cooperativa.  Para atender às especificações da demanda de mão-de-obra, são desenvolvidos diversos processos.

O setor de recrutamento e seleção presta um serviço de reconhecimento de talentos e competências, identificando e direcionando pessoas para oportunidades oferecidas pela cooperativa. O trabalho de seleção e encaminhamento dos profissionais é realizado de acordo com a disponibilização das vagas a serem preenchidas e do perfil previamente analisado.

  • Entrevista de admissão
  • Entrevista para controle de absenteísmo
  • Entrevista de desligamento
  • Entrevista de rendimento de trabalho
  • Avaliação de desempenho
  • Integração de pessoal
  • Encaminhamento para exames médicos
  • Processo de transferência.

Desenvolver Pessoas

Através de um programa de treinamento estruturado, a cooperativa busca qualificar, aperfeiçoar e consolidar as práticas corporativas, assegurando que o colaborador tenha o nível de capacitação compatível com o cargo que ocupa. O programa possibilita o crescimento profissional, melhoria do clima organizacional e a contínua busca da excelência de produtos e serviços.

Manter Pessoas

Programas e pesquisas são desenvolvidos para adequar e direcionar as ações de manutenção das pessoas, prestando orientação aos colaboradores sobre suas possibilidades de crescimento profissional, avaliando o nível de satisfação com o ambiente de trabalho, cuidando de sua saúde e segurança.