História

História

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda. - COAGRO® nasceu da união de 57 produtores de cana-de-açúcar da região Norte Fluminense, que preocupados com o expressivo fechamento de usinas na região, com a crescente evasão de mão-de-obra e com a queda da produção de cana, partiram em busca de uma alternativa para salvar a produção de cana-de-açúcar no Estado do Rio de Janeiro.

Através da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana – ASFLUCAN - implementaram estudos para viabilização de um projeto que propiciasse a recuperação e gestão de uma Usina na região, chegando então, a conclusão, de que o Cooperativismo seria o melhor modelo para atender suas necessidades.

Através desta iniciativa pioneira no Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Fundo de Desenvolvimento de Campos, o FUNDECAM, a COAGRO® assumiu em Fevereiro de 2003 as operações da Usina São José. A COAGRO® reformou e colocou em condições de produção, já na safra de 2003/2004. 

Naquela época, o projeto foi denominado "COAGRO/ FUNDECAM/ USINA SÃO JOSÉ".

Iniciadas as operações, foram moídas 443.726 toneladas de cana-de-açúcar, que resultou numa produção de 573 mil sacos de Açúcar-Cristal e 13 milhões de litros de Etanol.

Apesar das dificuldades enfrentadas nos anos de 2004 e 2005, a COAGRO® não se deixou vencer, ultrapassou as barreiras do cenário negativo que atingiam o setor regional e nacional naqueles anos, tendo, hoje em seu quadro social mais de 9.800 cooperados, é a maior produtora de Etanol e Açúcar-Cristal do Estado do Rio de Janeiro, moendo o equivalente a 953 mil toneladas de cana-de-açúcar, produzindo 1,3 milhões de sacos de Açúcar-Cristal e 26,5 milhões de litros de Etanol.

Norteada por sua estratégia de crescimento, manutenção contínua de suas atividades e patrocínio ao desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar no município de Campos dos Goytacazes, com foco nos seus associados, a COAGRO® firmou contrato de locação por 30 (trinta) anos da UPI Sapucaia em Sapucaia, 3º Subdistrito do 1º Distrito de Campos dos Goytacazes.