Responsabilidade Ambiental
Dia Nacional do Campo Limpo
Foi aberta nesta quinta-feira (11), no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na Estrada do Açúcar, km 5, no bairro da Penha, em Campos, a programação em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, no próximo dia 18, que inclui palestras, oficinas e atividades educativas. Desde 2008, a data faz parte do calendário nacional de eventos. O objetivo é ampliar e valorizar as ações relativas à sustentabilidade do meio ambiente rural, com ênfase na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Na ocasião, o diretor do campus, Carlos Frederico Veiga destacou a importância do trabalho de conscientização nas escolas, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), feito em nível nacional. Este ano, o programa reúne mais de duas mil instituições no país inteiro e envolve mais de 210 mil estudantes, que participam de projetos, concurso regionais e nacional de redação e desenho.
Neste primeiro dia, estiveram presentes diretores, professores e estudantes de escolas da região, produtores rurais e membros da comunidade.
Maior consciência ambiental
“Na nossa região participam do programa escolas de Campos, São João da Barra (SJB) e São José de Ubá, ou seja, uma geração que vem com um nível de conscientização ambiental, talvez, muito maior do que a nossa”, disse Carlos Frederico, ressaltando que a agricultura, hoje, é responsável por quase 50% das exportações no país, sendo de grande importância social e econômica.
O tema proposto no PEA deste ano é “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada” e segundo o coordenador nacional de logística do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Mário Fuji, tal discussão é essencial para evitar danos ao meio ambiente e para a saúde humana.
“Essa é a 12ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo no Brasil. Nós já conseguimos colocar mais de um milhão de pessoas que participaram desse Dia Nacional. Estamos em busca de um mundo melhor, de sustentabilidade e, principalmente, que não haja necessidade de fiscalização para que o processo aconteça. Isso só será possível através da conscientização, em que cada um sabe exatamente o seu papel e responsabilidade”, finalizou.
Evento - A programação segue até a próxima quinta-feira (18), quando será realizado na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, na localidade de Ribeiro de Amaro, em Travessão, o evento “Central de Portas Abertas”, que terá oficinas, palestras e premiação das escolas participantes do PEA 2016.