Notícia

Projeto de irrigação está sendo discutido por entidades do setor

Uma equipe multidisciplinar representada por varias entidades de pesquisa, agroindústria canavieira e associações de produtores esteve reunida no último dia 04, na Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (COAGRO), para constituir o Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar GT-CPC. O objetivando é  elaborar o macro projeto da irrigação para Campos dos Goytacazes. 

A ideia foi apresentada durante a visita do Governador Wilson Witzel, no dia 25 de maio que anunciou recursos na ordem de 30 milhões através da AgeRio. 

Entre as entidades que conformam este GT-CPC estão a Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Comitê da Bacia Hidrográfica de Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Prefeitura de Campos, além de representantes da agroindústria (Paraiso, Canabrava e Coagro), e lideres sindicais (ASFLUCAM), e Representante da Câmara Municipal de Campos.

Durante o encontro ficou decidido que será instalado o Parque Tecnológico  PT-CPC, onde o produtor poderá capacitar-se e  atualizar-se  constantemente de tecnologias renováveis e sustentáveis a serem testadas e avaliadas pelos pesquisadores das diversas entidades de pesquisa inseridas no PT-CPC. que nela estejam inseridos. 

Para ter acesso ao crédito e demais benefícios que o governo do estado irá oferecer,  os requisitos serão  a capacitação,  bem como assistência técnica. 

O grupo está sendo coordenado  pelo  Assessor Técnico Especial da Secretaria Estadual de Agricultura,  Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA, Luis Humberto Castillo Estrada.