Rod. Campos-Itaperuna (BR-356), Km 122, Sapucaia 3º Subdistrito, Campos dos Goytacazes/RJ |
Caixa Postal n° 114.561 | CEP 28010-972

COOPERATIVISMO

Cooperativismo é um movimento econômico e social entre pessoas, em que a cooperação baseia-se na participação dos associados, nas atividades econômicas (agropecuárias, industriais, comerciais ou prestação de serviços) com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.

Os princípio cooperativos são a base do cooperativismo. Todas as cooperativas tomam estes princípios como base para o seu funcionamento. 

Imagem Responsiva


Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. (Conceito apresentado no Congresso Centenário da Aliança Cooperativista Internacional, em setembro de 1995, em Manchester, na Inglaterra).

 

Uma cooperativa pode ainda ser formada pela união de cooperativas singulares, sendo neste caso denominada “cooperativa central” ou “cooperativa de segundo grau”. Estas visam racionalizar o uso de meios de produção (unidades industriais ou prestação de serviços, por exemplo), em especial nas atividades com pouca expressão em cada uma das cooperativas singulares.

 

No Brasil, o movimento cooperativista é representado oficialmente pelo Sistema OCB, com suas três entidades complementares: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação  Nacional das Coopetativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 estaduais – localizadas nas capitais de cada estado e também no Distrito Federal. Seu papel é trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo no Brasil. São focos diferenciados e, ao mesmo tempo, complementares. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade brasileira.

 

A OCB é a entidade representativa do cooperativismo no país, responsável pela promoção e defesa do sistema cooperativista em todas as instâncias políticas e institucionais, no Brasil e no exterior.

Disposta a promover a competitividade e o crescimento do setor, a OCB investe no futuro e desenvolve produtos e serviços estratégicos. Dentre eles, destacam­-se: cadastro e registro das cooperativas; coordenação e representação institucional; articulação política; consultoria jurídica, contábil e tributária; e inteligência comercial.

A OCB foi instituída em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. Em 8 de junho de 1970, foi registrada em cartório, formalizando sua existência como representante nacional do cooperativismo, reunindo e fortalecendo os interesses do setor. Sua atuação foi determinante para a sanção da Lei nº 5.764/1971, que regula o setor e especifica regras para a criação de cooperativas.

Integrante do “Sistema S”, o Sescoop é responsável pela promoção da educação cooperativista.

A instituição tem três focos principais: a formação profissional, a promoção social e o monitoramento das cooperativas. Um de seus diferenciais é o compromisso com a sustentabilidade, fomentado, por exemplo, em projetos desenhados para a juventude, com o objetivo de educar e levar a filosofia cooperativista às novas gerações.

 

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi criado em 1999, com a finalidade de integrar o setor cooperativista brasileiro e auxiliá-lo a vencer desafios relacionados com a educação cooperativista, com abrangência em todas as Unidades da Federação.

(clique aqui e saiba mais)

 
“A plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro”

Ambiente virtual do Sistema OCB cheio de ferramentas gratuitas para você aprender mais sobre o cooperativismo, as cooperativas e os diferenciais do modelo de negócios.

Você encontra cursos com linguagem acessível, focados na especificidade do cooperativismo e com rigor na utilização de fontes de referência científica.

 

Constituída em 2005, a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) é o órgão de representação sindical das cooperativas no país, composto, também, por federações e sindicatos.

Tem, por missão, a defesa dos direitos e interesses individuais ou coletivos da categoria econômica do setor, no âmbito extrajudicial e judicial, em todo o território nacional.