Rod. Campos-Itaperuna (BR-356), Km 122, Sapucaia 3º Subdistrito, Campos dos Goytacazes/RJ |
Caixa Postal n° 114.561 | CEP 28010-972

Notícias

Safra de 2025/26

Safra de 2025/26 da Coagro tem início com missa em ação de graças

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) deu início oficialmente à safra 2025/2026 com uma missa em ação de graças realizada na manhã desta terça-feira (27), na Usina Sapucaia, em Campos. A celebração religiosa, conduzida pelo padre Wallace, contou com a tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima e reuniu líderes de instituições, imprensa, autoridades políticas estaduais e municipais, entre elas deputados, secretários e vereadores. O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, está em compromisso no Rio de Janeiro e foi representado pela primeira-dama Tassiana Oliveira.

Este é o 23º ciclo de moagem da Coagro, que chega em um momento de recuperação climática após um longo período de estiagem. Segundo o presidente da cooperativa e vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, a expectativa é repetir os números da safra anterior, mesmo com os desafios enfrentados.

“Passamos por um período difícil, com cinco meses de seca no ano passado e mais de 30 dias sem chuva em fevereiro deste ano. Mas, graças a Deus, nos últimos três meses tivemos um bom volume de precipitação, o que nos permitiu recuperar parte das perdas. Com isso, devemos manter a mesma produção do ano passado, em torno de 900 mil toneladas de cana-de-açúcar, o que resulta em aproximadamente 900 mil sacos de açúcar e entre 45 a 50 milhões de litros de etanol”, afirmou Paes.

A nova safra também traz reflexos positivos para a economia regional. Atualmente, a cooperativa é responsável pela geração de cerca de 3 mil empregos diretos, sendo 2 mil novos postos de trabalho criados nesta etapa. Além disso, estima-se uma distribuição de renda na ordem de R$ 300 milhões injetados diretamente na economia local.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, a atividade canavieira é fundamental na economia de Campos. Ele destacou a relevância histórica da cultura da cana-de-açúcar na região, não apenas pela produção de alimentos e bioenergia, mas também como motor de desenvolvimento sustentável.

“A cana-de-açúcar é a principal atividade econômica de Campos fora os royalties do petróleo. Temos hoje duas usinas em operação, a Canabrava e a Coagro, que são fundamentais para geração de emprego, renda e para a economia verde. É uma atividade que se adapta à tecnologia, à irrigação, e que não compete por área com outras culturas. Temos terras disponíveis para expandir não só essa, mas diversas atividades agropecuárias”, explicou Almy.

Durante o evento, a Coagro também foi homenageada com dois importantes reconhecimentos: foi premiada em primeiro lugar na categoria Sobras no Prêmio 10+Coop do Sistema OCB e alcançou o segundo lugar na Folha de Produção. Os prêmios foram entregues pelo presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, ao presidente Frederico Paes e ao diretor administrativo-financeiro da cooperativa, Paulo Bastos. A premiação reconhece as cooperativas do estado do Rio de Janeiro que mais se destacam em diversas categorias

Missa em Ação de Graças

Fonte: Ururau

Compartilhe esta notícia:

outras notícias